O Administrador Apostólico de Córdoba e Arcebispo Coadjutor de Valência, Dom Juan José Asenjo, pediu hoje aos fiéis católicos que emprestem "auxílio econômico" aos cristãos na Palestina, com o objetivo de evitar sua emigração e que "a terra que foi berço do cristianismo fique sem cristãos".

Em sua carta semanal, o Prelado lembrou que a comunidade cristã em Terra Santa é pequena, e além disso está dividida, por isso a definido como um grupo "marginal e marginalizado".

Na Palestina, explicou, há 175 mil cristãos, fragmentados em 18 Igrejas ou confissões cristãs, com diversos idiomas, credos e liturgias e, além disso, estão "no meio" de seis milhões de judeus e mais de três milhões de muçulmanos.
A isto, Dom Asenjo acrescentou que mais da metade dos cristãos palestinos vivem por debaixo da soleira da pobreza e a parada alcança a 70 por cento da população.

Por estes motivos, advertiu que a maioria da população "sente a tentação permanente" da emigração, que nos últimos anos foi "fortíssima e constante" e alertou que "não faltam quem pensa que nos próximos anos a terra de Jesus poderia ficar sem cristãos".

Para evitar esta situação, o Arcebispo apelou à "sensibilidade dos fiéis" e lhes pediu "auxílios econômicos para nossos irmãos cristãos da Palestina, que em nosso nome cuidam dos Lugares Santos".