A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) enviou uma carta ao Papa Bento XVI em que lhe expressam sua oração, solidariedade e comunhão logo da missiva que desse a conhecer o Santo Padre sobre a remissão da excomunhão aos quatro bispos consagrados pelo arcebispo Lefebvre.

No texto, os prelados mexicanos lamentam "com tristeza e dor as injustas e desproporcionadas reações diante do gesto de misericórdia de Sua Santidade na procura da reconciliação, mostrado a estes nossos irmãos".

Por isso reconhecem na decisão de Bento XVI "de elaborar a carta do passado 12 de março e enviá-la a todos os Bispos, um gesto de grande valentia que expressa sua sinceridade, honestidade e franqueza na forma de conduzir-se como Sucessor do Pedro".

Para o Episcopado mexicano, esta carta do Santo Padre expressa também "sua sensibilidade e delicadeza, próprias de uma espiritualidade amadurecida e uma sabedoria (…) para compreender as diversas situações que se apresentam na vida da Igreja, para atuar com espírito evangélico, e para explicar com claridade e verdade as motivações e razões na tomada de decisões".

Por essa razão, dizem os prelados da CEM, "pareceu-nos oportuno manifestar nossa oração por Sua Santidade e pela Igreja, e lhe expressar em nome dos Bispos do México nossa fidelidade e comunhão" "Confirmamos –concluem– nossa adesão filial ao Sucessor do Apóstolo Pedro, apreciamos o valor de seu magistério, e agradecemos o testemunho tão exemplar de nos mostrar o coração de um bom pastor".