O Pe. Michael Schultheis, Vicechanceler da Universidade Católica de Sudão, em entrevista concedida à organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), que esta casa de estudos é um sinal de esperança e um grande estímulo para os fiéis do sul do país, depois de 25 anos de uma cruenta guerra civil.

A universidade, localizada-se na cidade de Juba, explica este sacerdote jesuíta, é um grande alento "pela forma em que as coisas se desenvolveram desde aqueles primeiros dias. Vimos nos estudantes" que chegaram desde setembro "seu profundo desejo de estudar e aprender".

O Pe. Schultheis indicou além que este projeto foi possível graças à ajuda de AIN, que contribuiu com 40 mil euros para poder iniciá-lo. "Estamos muito agradecidos pelo que AIN fez. Para esta estudantes é uma oportunidade maravilhosa para treinar-se e estudar a um nível que permanecia fechado para eles", disse.

O sacerdote ressaltou também que na zona sul de Sudão somente houve até agora 3 universidades. Para os bispos, a prioridade com esta universidade católica é formar profissionais que ajudem às estruturas básicas do governo a desenvolver novos caminhos, clínicas, escolas e outros serviços fundamentais.