O Governo da Comunidade Valenciana anunciou que aquelas jovens grávidas em risco de exclusão poderão receber um máximo de 600 euros mensais durante 36 meses, em função de sua renda e dos membros da unidade familiar, com o fim de que possam levar a término sua gravidez.

Conforme se informou, a ajuda se fornece dentro do programa “Mais Vida” e se poderá receber através das habituais subvenções que a Conselleria de Bem-estar Social dá às entidades juvenis.

O vice-presidente Vicente Ravina explicou que se busca “incentivar a natalidade na Comunidade e garantir que todas aquelas mulheres em condições de dificuldade mas que queiram dar a luz, tenham toda a cobertura e toda a ajuda da Administração”.

Conforme Pro-vida Valência, fontes da Conselleria de Bem-estar Social indicaram que estas ajudas se podem solicitar desde janeiro de 2009 através de uma linha orçamentária dotada com 6,5 milhões de euros, que se ampliarão progressivamente, em função das necessidades e petição das demandantes.
Do mesmo modo, indicou-se que a idade para receber estas contraprestações pode baixar até os 16 anos.

Além disso, anunciou-se uma próxima campanha informativa que explique às mulheres outras alternativas ao aborto. Para isso se criarão 3 centros de atenção social.

A intenção, explicou-se, é “garantir o direito à vida em formação protegendo às mães grávidas que estejam decididas a ter um filho pondo os meios necessários de caráter social, educativo e sanitário”.