O Bispo de Orihuela-Alicante, Dom Rafael Palmero, chamou os fiéis a rezar para que o Senhor envie mais vocações sacerdotais, e lembrou aos candidatos que o sacerdócio “é um sacramento e que não é, pelo mesmo, uma profissão a disposição da ‘instituição’ Igreja”.
Em uma carta com ocasião da Campanha do Seminário, Dom Palmero lembrou que o então Cardeal Joseph Ratzinger assinalou “com terminante claridade” que o sacerdócio é um sacramento e não uma profissão a disposição da “instituição” Igreja, “porém é algo prévio a ela, pelo que ninguém pode dispor à vontade”.
Nesse sentido, reafirmou que é Cristo quem chama os candidatos a ser sacerdotes e que portanto não se pode ver este ministério como uma conquista pessoal “ao que outros de seu entorno, de seu grupo ou de sua comunidade assinalem ou decidam que ele seja candidato porque, a seu juízo, seja o mais idôneo”.
Por isso, convidou aos católicos a rezar “com toda confiança ao Dono da colheita para que envie operários a sua sementeira”; assim como refletir sobre o serviço que emprestam os sacerdotes, “e pedindo a jovens e Crianças que caiam na conta e, se o Senhor os chamar a ser sacerdotes, decidam-se”.
Com respeito ao seminário local, o Prelado afirmou que conta “com 60 seminaristas, mais os cinco de Albacete que se formam em nossos Centros, mas necessitamos mais”. Explicou que vários sacerdotes, além de servir em Orihuela–Alicante, são enviados às Dioceses irmãs de Carabayllo e Chimbote, no Peru”.
“Adiante, pois, com renovado empenho. No Teologado de Alicante, no Seminário de Orihuela e na Pastoral Vocacional. Em todas e cada uma das Paróquias, com os coroinhas e os alunos de nossos Colégios Diocesanos. Tomara o toque de graça ajude a muitos a pensar e a decidir-se. É o próprio São Paulo quem certifica que o presente da vocação é dom antes de que uma tarefa”, afirmou.