A Arquidiocese do México informou que face às próximas eleições, as imagens de Nossa Senhora de Guadalupe e de São João Diego peregrinarão pelas ruas da capital “com o fim de conscientizar à sociedade”.
Conforme indicou o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), a União de Vontades informou que esta peregrinação das imagens se realizará durante o primeiro semestre de 2009.
O SIAME lembrou que “com uma celebração singela, o passado 18 de fevereiro na Basílica de Guadalupe, deu-se a bênção a estas reproduções, que agora são consideradas relíquias já que foram tocadas com a Imagem Sagrada da Virgem de Guadalupe”.
explicou-se que “se busca trabalhar em favor da vida e da família, e concientizar sobre as responsabilidades sociais a partir da fé católica. Tudo isto em benefício dos mesmos habitantes da cidade e do país, o qual se encontra imerso em uma crise de violência e insegurança”.
Por outro lado, a imprensa local informou que o porta-voz da Arquidiocese, Pe. Hugo Valdemar, disse que existe preocupação pelos conflitos políticos e a falta de concórdia e de diálogo entre os partidos. Por isso, os fiéis “pedirão a proteção à Virgem para que reine a paz social”.
O sacerdote disse que os católicos pedem aos políticos respeitar-se mutuamente e não considerar como inimigo ao que pensa distinto. Nesse sentido, lembrou que as eleições devem dar-se “como corresponde a qualquer sociedade democrática”.