Ao encontrar-se com os Bispos de Angola e São Tomé na última fase de sua viagem a África, o Papa Bento XVI lembrou que "o cristão de fé adulta e amadurecida não é o que segue as modas e as últimas novidades, mas sim aquele que vive profundamente enraizado na amizade com Cristo".

Da sede da Nunciatura Apostólica de Luanda, Bento XVI afirmou que "contra um relativismo difundido que nada reconhece como definitivo e porém, tende a defender como última medida o próprio eu e os seus caprichos, propomos outra medida: o Filho de Deus, que também é verdadeiro homem. Ele é a medida do verdadeiro humanismo".

O Pontífice precisou que a amizade com Cristo "abre-nos para tudo o que é bom e nos oferece o critério para discernir entre o erro e a verdade".

Do mesmo modo, advertiu que "a cultura e os modelos de comportamento estão cada vez mais condicionados e caracterizados pelas imagens propostas pelos meios de comunicação social". Neste contexto, disse, "são louváveis todos seus esforços por ter, também neste nível, uma capacidade de comunicação que lhes capacite para oferecer a todos uma interpretação cristã dos eventos, dos problemas e das realidades humanas".

Mais uma vez, o Santo Padre destacou as "dificuldades e ameaças" que encontra a família, a qual "tem uma particular necessidade de ser evangelizada e concretamente sustentada, porque além da fragilidade e instabilidade interna de tantas uniões conjugais, existe a tendência difundida na sociedade e na cultura de pôr em dúvida o caráter único e a missão própria da família fundada no matrimônio".

"Em vossa solicitude de pastores por cada ser humano, continuai elevando a voz em defesa do caráter sagrado da vida humana e do valor da instituição matrimonial e pela promoção do papel da família na Igreja e na sociedade, pedindo medidas econômicas e legislativas que as sustentem na geração e na educação dos filhos", indicou.

Terminado o encontro, Bento XVI jantou com os bispos de Angola e São Tomé e sua comitiva.