A Igreja Católica no Togo elaborou um manual de educação sobre o SIDA  para reforçar as campanhas preventivas neste país africano e está capacitando aos mestres das sete dioceses locais para frear o contágio desta enfermidade.
“elaboramos um manual recolhendo material didático sobre o HIV/AIDS para sua introdução no ensino médio católico e os professores o vão emendar e adaptar ao nível das dioceses”, explicou Ir. Véronique Mendendji, religiosa coordenadora da pastoral sanitária de Togo.
O manual destaca a educação sexual dos jovens e alenta a castidade, a abstinência e a fidelidade conjugal.
Atualmente os professores se encontram em oficinas de treinamento em Lomé, e ao final dos  trabalhos, validarão o programa de ensino em cursos experimentais nas escolas da arquidiocese local antes de aplicá-lo no país todo.
Segundo Mendendji, o projeto forma parte do plano contra o HIV/AIDS da Igreja no país que inclui apoio às vítimas e medidas de prevenção.
O Arcebispo de Lomé, Dom Denis Amuzu-Dzakpah, sublinhou a necessidade da abstinência sexual fora do matrimônio, o controle de si mesmo em qualquer circunstância e o respeito dos valores educativos.
“Se quisermos de verdade que os jovens, assim como os adultos, troquem de atitude em matéria sexual, se queremos criar condições éticas elementares para combater eficazmente a pandemia e assegurar o futuro da família africana, faz falta retomar os valores morais”, indicou Dom Amuzu-Dzakpah.
O Arcebispo reiterou a necessidade de “educar aos jovens para que sejam mais responsáveis em matéria sexual, respeitosos de sua própria vida e da de outros”.