A organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) deu a conhecer que os católicos em Cuba obtiveram um "grande avanço logo que o regime aprovou um plano para a renovação de quatro Igrejas na capital".
AIN explica que até o momento já adiantou 60 mil euros para o projeto, dos quais 20 mil provêm do escritório britânico de Sutton, Surrey. Os templos que serão renovados são a igreja Guira de Melena, que precisa arrumar o teto; a capela São José de Lidice, aonde vão se colocar entre outras coisas novas portas e janelas; a igreja de São Francisco Javier, aonde se realizará um trabalho bastante completo; e a igreja de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no distrito de Guanabacoa, também em Havana.
Um porta-voz do AIN comenta que "o fato de que estes planos de reparação tenham recebido luz verde representa um importante passo para o melhoramento das relações Igreja-estado".
Em sua opinião, “estes demonstram que desde que Raúl Castro substituiu a seu irmão Fidel no cargo de presidente, uma novo relacionamento está surgindo com a Igreja, em que os católicos –e os cristãos em geral– já não são vistos automaticamente como inimigos do estado. Obviamente ainda há longo caminho por percorrer, mas este nos dá algumas esperança".
Finalmente, o porta-voz assinalou que "é vital que Ajuda à Igreja Precisada esteja ombro com ombro com os fiéis em Cuba para que quando as oportunidades surjam como neste caso, os bispos possam chegar a nós, confiados em nossa disponibilidade para ajudar".