O Bispo de Mar del Prata, Dom Juan Alberto Puiggari, emitiu uma carta pastoral pela Semana da Vida que se desenvolverá na Argentina pelo Dia da Criança por Nascer, em que lembrou aos fiéis que a Encarnação do Filho de Deus é a “afirmação mais forte da grandeza da vida humana”; pelo que os alentou a anunciar o Evangelho da Vida.
Depois de assinalar que “falar de criação não é o recurso a um ‘novo mito’” mas se trata porém “de uma conclusão racional, acessível à inteligência humana, confirmada pela Revelação”, o Prelado lembrou que o mistério da vida, ao que faz alusão o relato da Gênese, tem na história um “acontecimento único e transcendente que faz irromper na ordem natural um princípio novo e inaudito de ‘vida’”.
“Refiro-me à Encarnação Redentora do Filho de Deus. A grandeza da dignidade humana fica agora de manifesto de um modo incomparável, posto que o mesmo Filho de Deus assume um rosto humano, uma natureza humana. Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, -apontou o Prelado- é a afirmação mais forte da grandeza do ser humano”.
“A vida humana se enriquece com a Vida divina para que a plenitude humana vá além de todo limite imaginável e de todo desejo ou projeto humano”, adicionou.
Por tal razão, o Bispo de Mar del Plata convidou aos fiéis a “contemplar na perspectiva adequada o mistério da vida humana e sua dignidade. Proponho-lhes que se deixem surpreender e sobrecolher ante o mistério de Deus que criou à pessoa humana por amor e que, havendo-a assumido Ele mesmo, entrega-se por amor para saná-la e para salvá-la”.
Finalmente, o Prelado impulsionou aos fiéis a ser prudentes e “discernir tudo o que oferece hoje nossa cultura à luz da dignidade da pessoa e promover e potencializar tudo aquilo, que de uma perspectiva ética adequada, seja compatível com o valor da vida e a promova. Anunciemos com renovado vigor o Evangelho da Vida!”.