O Arcebispo de Tijuana , Dom Rafael Romo Muñoz, em sua mensagem por Quaresma convidou aos fiéis a “voltar o olhar não ao pecado mas à graça, ao amor”, para responder aos diversos desafios que o “constante dinamismo” do mundo e suas ofertas propõem como obstáculos na construção da Civilização do Amor.
Depois de assinalar que “toda esta corrente de mudanças e ofertas que o mundo oferece não é capaz de dar a felicidade plena” ao ser humano, o Prelado lembrou que “para o fiel, o ponto de partida é voltar para o Evangelho, voltar para Deus”.
“Voltaro  nosso olhar não ao pecado mas à graça, não ao ódio mas ao amor, faria mais ligeira a carga que o peso da vida e suas insipidezes nos causam mal-estar e sofrimento”.
“A força criadora do amor não pode ficar à margem das mudanças que em todos os âmbitos gera a globalização, porém inserir-se de tal forma que suscite um mundo mais justo, mais humano, onde o dialogo propicie a busca sincera da verdade, a reta compreensão e amparo dos direitos humanos, os quais estão chamados a defender a vida e não a morte”, adicionou.
O Arcebispo de Tijuana (Baixa Califórnia Norte), precisou além que esta tarefa “não depende unicamente do Estado, nós como Igreja estamos chamados de maneira especial a responder com nosso compromisso solidário, participando, contribuindo, atuando, para que se consolide uma verdadeira civilização do amor”.