O Bispo de Plasencia, Dom Amadeo Rodríguez Magro, sustentou hoje que a "liberdade de decidir" sobre se abortar ou não, "tenha-se a idade que se tenha, não pode nem igualar-se nem antepor-se nunca e por nenhuma razão ao direito que tem a viver um menino ou menina de quatorze semanas ou das que seja".
Em um carta pastoral, o Bispo placentino sublinha que "está-se falseando interesseiramente" o debate sobre o aborto, "ao centrá-lo em direitos que batem direto com o maior dos direitos", em alusão à vida.
"E assim vemos como se normalizam condutas contra a vida cada vez com maior impunidade em nome de direitos subordinados", acrescenta o Prelado, em sua missiva, recolhida por Europa PRESS. Para o Bispo o único "razoável e digno é que os que têm o poder de decisão na defesa dos direitos do ser humano fiquem de acordo".
"E esse acordo tem que começar por um sim à vida sem fissuras. Depois virão as soluções aos problemas e questões complementares que giram em torno do assunto principal; mas antes temos que deixar todos muito claro que o aborto em qualquer suposto é sempre um mal, é sempre uma negação da vida, é sempre um atentado contra um direito inviolável, que em nenhum caso se pode aprovar nem permitir", expõe.
Além disso, Dom Rodríguez Magro qualifica de "caluniosa" a "impressão" que "quer estender" de que "defender valores essenciais para o ser humano e sua convivência é ser inimigos do homem e a mulher".
Orgulhoso como católico
"Outros costumam também entender o assunto como se esta luta e esta defesa forem só coisa de bispos e de padres e que está muito reduzida ao âmbito católico, e destes, entre os mais radicais; apresentam-na como uma teimosia da Igreja. E não faltam os que afirmam que estas são posições de antiquados e inimigos do progresso", lamenta-se o Bispo de Plasência.
"Se lhes servir meu testemunho, digo-lhes que me sinto orgulhoso de pertencer à Igreja Católica por muitas razões, e uma delas é por sua defesa e promoção deste direito primitivo", sublinha Dom Rodríguez Magro.
A respeito, anima aos católicos "a afiançar o direito à vida" entre seus "convicções morais". Além disso, faz uma chamada aos párocos da diocese para que em 25 de março convidem, a quantos queiram somar-se, à Jornada de Oração pela vida e organizem os atos que lhes foram propostos pelo Secretariado Diocesano de Família".
Também pede "que se promova a oração individual ou comunitária pela vida com as orações que lhe foram enviadas". Além disso, o próprio Bispo convoca na Catedral aos fiéis que queiram participar de uma Eucaristia em 25 de Março, a partir das 19h.