O Reporte anual 2008 do All Índia Christian Council (AICC) assinalou que esse ano foi “um ano horrível”, para os cristãos na Índia, submetidos a fortes ondas de violência e ataques; e qualificou como “limpeza étnica” e “fruto de um terrorismo de caráter hindu” a constante perseguição que sofrem no estado de Orissa.
Conforme assinala a agência vaticana Fides, o reporte do AICC, cujo fim é “proteger, defender e servir aos cidadãos índios de religião cristã”, precisa que foram “106 os ataques isolados contra pessoal ou estruturas cristãs, que afetaram a 16 estados da União Índia, com uma média de 9 atos de violência ao mês”.
Fides precisa que o informe dividiu os ataques em Orissa em duas fases que constituíram “uma ‘página negra’ para a sociedade a Índia e para seus valores de democracia, liberdade, pluralismo e respeito dos direitos individuais. Se trata de um autêntico ‘recorde negativo’ na história da Índia”.
A primeira fase do relatório, definida como fruto de uma “limpeza étnica”, ocorreu a “finais de 2007 e inícios de 2008, quando grupos extremistas hindus se encarniçaram contra a comunidade cristã, destruindo 105 Igrejas, matando a 9 cristãos, assaltando e violando às mulheres, queimando mais de 730 habitações e danificando 40 comércios”.
A segunda fase, “fruto de um terrorismo de caráter hindu”, data “desde 23 de agosto de 2008. 120 mortos (entre os quais um sacerdote católico), 4640 casas destruídas, 315 povoados nos que a presença cristã foi completamente eliminada, 250 entre Igrejas e lugares de oração destruídos ou danificados, 13 escolas cristãs saqueadas, mais de 54 mil refugiados internos”.
“Os fatos que se verificaram em 2008 fazem dizer com certeza que o ano foi o pior dos últimos trinta. A violência anti-cristã alcançou, pela entidade e em proporção, a que foi dirigida contra as comunidades muçulmanas em Gujarat em 2002”, adicionou Fides.