O Cardeal Agustín García-Gasco invocou hoje a ajuda de São José "para que nossa sociedade recupere o sentido do respeito ao ser humano antes de nascer, e o olhe com esperança". O Cardeal acrescentou que os homens de nosso tempo "precisam rechaçar com firmeza o horror do aborto e da destruição de embriões para dizer sim à vida, sim à mulher em sua generosidade de ser mãe".
Em sua homilia na Catedral de Valência, durante a Missa que presidiu com motivo da solenidade de São José, organizada pela Junta Central Fallera e o grêmio de carpinteiros, o Cardeal García-Gasco apresentou a São José como "modelo de respeito profundo à dignidade da pessoa, ao que Deus tem preparado para ela" e convidou a todos os valencianos a "dizer sempre sim à vida, sim aos direitos do menino e da menina antes de seu nascimento, sim à esperança, sim ao amor", assim como a "gozar de sua maternidade e de sua paternidade", conforme informaram fontes do Arcebispado em um comunicado.
O Cardeal, que considerou que se vivem "tempos difíceis para a difusão da vida cristã", manifestou que o "autêntico problema neste momento da história é –como nos lembrou o Papa, disse– que Deus desaparece do horizonte da vida humana".
De fato, acrescentou, "quando se apaga a luz que provém de Deus, cresce a desorientação e a falta de sentido para construir a vida pessoal e social", de uma vez que "multiplicam-se os efeitos destrutivos em nossa sociedade".
Por isso, o Cardeal invocou também a ajuda de São José para "essa tarefa extraordinária, prioritária e fundamental para todos os cristãos de nosso tempo que é conduzir aos homens para Deus, para o Jesus Cristo".
Depois de alentar a promoção da família, precisou que esta "vê-se dificultada por um enganoso conceito de liberdade, que a reduz a mero capricho, até o ponto de deixar encerrado a cada um na prisão do próprio eu". Diante desta situação, o Cardeal García-Gasco manifestou que, a seu entender, "mais do que teorias, necessita-se a proximidade e o amor característicos da comunidade familiar".
Neste sentido, convidou a que "em todas as Comissões se viva esse espírito familiar, que se aprenda a viver verdadeiramente, a valorar a vida e a saúde, a liberdade e a paz, a justiça e a verdade, o trabalho, a concórdia, a alegria e o respeito".
Ao término de sua homilia, o cardeal afirmou que este ano "temos também um motivo singular de agradecimento" em referência à faculdade de Medicina da Universidade Católica de Valência 'São Vicente Mártir', que criou o cardeal faz dois anos, precisamente na festividade de São José, "pondo-a sob seu especial amparo", e que hoje "tem já todas seus titulações verificadas".