Ao visitar esta tarde (hora local) aos doentes no Centro Cardeal Paul Emile Léger – Centro Nacional de Reabilitação de Discapacitados de Yaundé, o Papa Bento XVI lembrou que "não estão sozinhos em seu sofrimento, porque Cristo mesmo é solidário com quem sofre. Ele revela aos doentes o lugar que têm no coração de Deus e na sociedade".
Em seu discurso, o Santo Padre lembrou que "o evangelista Marcos nos oferece como exemplo a curação da sogra de Pedro" e que "nesta passagem do Evangelho vemos o Jesus que vive uma jornada entre os doentes para aliviá-los. Ele nos revela também, com gestos concretos, sua ternura e sua benigna atenção para com todos os que têm o coração golpeado e o corpo ferido".
O Papa assinalou logo que "penso também em todos os doentes, especialmente aqui, na África, que são vítimas das enfermidades como o AIDS, a malária e a tuberculose. Sei bem como com vocês a Igreja Católica está fortemente empenhada em uma luta eficaz contra estes terríveis flagelos, e os animo a prosseguir com determinação esta obra urgente".
"A vocês que são provados pela enfermidade e o sofrimento, a todas suas famílias, desejo levar de parte do Senhor um pouco de consolo, lhes renovar meu alento e convidá-los a dirigir-se a Cristo e a Maria, que Ele nos deu como Mãe. Ela conheceu o sofrimento e seguiu a seu Filho no caminho para o Calvário, conservando em seu coração o amor mesmo que Jesus veio a trazer para todos os homens".
Em presença de "sofrimentos atrozes, sentimo-nos ultrapassados e não encontramos as palavras justas. Diante de um irmão ou uma irmã imerso no mistério da Cruz, o silêncio respeitoso e compassivo, nossa presença sustentada pela oração, um gesto de ternura e consolo, um olhar, um sorriso, podem fazer mais que tantos discursos", prosseguiu o Papa.
Bento XVI explicou logo que Deus, "o Pai de todas as misericórdias acolhe sempre com benevolência a oração de quem se dirige a Ele. Ele responde a nossa invocação e a nossa oração como Ele quer e quando quer, para o nosso bem e não de acordo a nossos desejos".
Por eles, precisou, "está em nós discernir sua resposta e acolher os dons que nos oferece como uma graça. Fixemos nosso olhar no Crucificado, com fé e coragem, porque d'Ele provém a Vida, o consolo, a cura. Saibamos olhar Àquele que quer nosso bem e enxugar as lágrimas de nossos olhos, saibamos nos abandonar em seus braços como um menino nos braços de sua mãe".
Seguidamente o Papa alentou a olhar a São José como "mestre de oração. Não somente os que temos boa saúde, mas também vocês, queridos doentes e todas as famílias. Penso particularmente em vocês que fazem parte do pessoal hospitaleiro e em todos aqueles que trabalham no mundo da sanidade. Acompanhando a quem sofre com sua atenção e com as curações que dão, cumprem um ato de caridade e amor que Deus reconhece".
Dirigindo-se logo aos investigadores e médicos, o Santo Padre indicou que "cabe-lhes pôr por obra todo aquilo que é legítimo para agüentar a dor, espera a vocês em primeiro lugar proteger a vida humana, ser defensores da vida desde sua concepção até sua morte natural".
"Para cada homem, o respeito à vida é um direito e ao mesmo tempo um dever, porque cada vida é um dom de Deus. Quero, junto com vós, dar graças ao Senhor por todos aqueles que, de uma maneira ou outra, operam o serviço das pessoas que sofrem.
Alento aos sacerdotes e aos que visitam aos doentes a esforçar-se com sua presença ativa e amigável na pastoral sanitária nos hospitais ou para assegurar uma presença eclesiástica a domicílio, para o consolo e o sustento espiritual dos doentes. Segundo sua promessa, Deus lhes dará o justo salário e os recompensará no céu".
Finalmente, o Papa assegurou a cada um dos presentes "minha afetuosa proximidade e minhas orações. Desejo também expressar meu desejo que cada um de vocês não se sinta nunca sozinho. Espera a cada homem, criado a imagem de Cristo, fazer-se próximo a seu próximo. Confio a todos vocês à intercessão da Virgem Maria, nossa Mãe, e a de São José. Que Deus nos conceda ser uns para os outros, portadores da misericórdia, da ternura e do amor de nosso Deus e que Ele os abençoe!"