A Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) deu a conhecer o falecimento esta manhã, às 10:30 (hora local) do Arcebispo Emérito de Assunção, Dom Felipe Santiago Benítez, ocorrido no Hospital Universitário. 
A nota da CEP precisa que "o velório e enterro de Dom Benítez" quem fora Presidente do Episcopado em 4 períodos consecutivos, "será na Catedral Metropolitana. A Missa de corpo presente se oficiará no sábado 21 de março, às 10h e será concelebrada por todos os Bispos do Paraguai".
Dom Felipe Santiago Benítez nasceu em 1 de maio de 1926 na cidade de Piribebuy. Recebeu a ordenação episcopal em 24 de setembro de 1961, desempenhando-se como Bispo Auxiliar de Assunção até 7 de setembro de 1965.
Era Doutor em teologia. Promoveu aos operários na JOC e fundou o Movimento Operário Católico (MOC). Foi nomeado Bispo de Villarrica do Espírito Santo em 15 de janeiro de 1966, diocese que teve a seu cargo entre 1966 e 1989. Trabalhou durante 30 anos no Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), especialmente no Comitê Latino-americano da Fé (1962-1972), no Departamento de Catequese e na primeira Vice-presidência.
"Colaborou com a Santa Sé na comissão que preparou o Diretório General Catequístico (1971), na Comissão Pontifícia para a América Latina, no Conselho Internacional de Catequese e na Comissão Pontifícia para o Catecismo da Igreja Católica", assinala a nota.