Em um comunicado dado a conhecer hoje, o Vicariato Apostólico de Puerto Carreño agradeceu as amostras de solidariedade logo do assassinato dos sacerdotes redentoristas Pe. Gabriel Fernando Montoya Tamayo e Pe. Jesus Ariel Jiménez Soto ocorrido em circunstâncias ainda desconhecidas em 16 de março.
O texto, assinado por Francisco Antonio Ceballos Escobar, Missionário Redentorista e Pró-Vigário de Pueto Carreño, indica que o "Padre Gabriel Fernando serviu por espaço de sete anos ao Vicariato nos assuntos administrativos do mesmo. Há cinco anos se vinha desempenhando como Diretor do Internato da Páscoa, o qual atende as necessidades de educação da zona com uma formação integral e valores humano-cristãos".
"O Padre Jesus Ariel, missionário dentro e fora da Colômbia, tinha chegado faz um mês para assumir a direção de dito internato de La Páscoa", prossegue.
"Os móveis, segundo informações que serão corroboradas pelos organismos de investigação do Estado, giram em torno da tentativa de roubo de dinheiro em efetivo que, presumia-se, existia na administração do centro educativo", precisa o comunicado.
O texto afirma logo que "oferecemos com o sacrifício der Jesus Cristo na cruz, as dores e perda destes nossos irmãos de apenas 41 e 46 anos respectivamente. Pedimos justiça. Oferecemos o perdão cristão. Reatamos nosso compromisso de servir aos pobres, de acordo à vocação que herdamos de São Alfonso Maria de Ligório".
Finalmente precisam que "estaremos celebrando as exéquias do Presbítero Gabriel Fernando, na quinta-feira 19 em Salamina, Caldas, às 10h.; e a Missa exequial do Presbítero Jesus Ariel Jiménez, às 14h. em Aranzazu, Caldas", de onde ambos os sacerdotes eram originários.