A organização Human Life International (HLI) outorgou o prêmio “Cardeal Von Galen Award” a Dom Antonio Arregui Yarza, Arcebispo do Guayaquil e Presidente da Conferência Episcopal Equatoriana; por sua destacada defesa dos direitos humanos e da posição da Igreja Católica em defesa da vida.
Conforme assinala a nota de imprensa, a notícia foi dada a conhecer pela filial equatoriana do HLI, Ação pró-vida Equador, que precisou em comunicado o orgulho “de apresentar este prêmio especial a um cidadão valente e carismático que com muita valentia e coragem defendeu a vida dos mais pobres e indefesos do mundo ‘as crianças por nascer’”.
Do mesmo modo, precisa a nota, “diretores de Ação Pró-vida entregarão oficialmente o prêmio a Dom Antonio Arregui no mês de abril próximo, na cidade de Quito”.
O prêmio Cardeal Von Galen Award é outorgado anualmente por Human Life International para honrar a pessoas por seu trabalho em defesa da vida. Foi titulado assim em alusão ao Cardeal Clemens August von Galen (1878-1946), Bispo de Münster (Alemanha) quem defendeu durante o período nazista os direitos dos pobres e os doentes, protestando com força contra a eutanásia e contra a perseguição de judeus.