Dom Eliseo Ariotti, Núncio Apostólico em Camarões, assinalou que os católicos do país "aguardam com impaciência esta visita histórica do Santo Padre" que estará na África de 17 a 23 de março, "porque esta pode trazer essa contribuição espiritual necessária para estimular neles um renovado espírito evangélico que possa permitir trabalhar solidamente pelo desenvolvimento" e lutar contra a pobreza.
Seguidamente o Núncio comenta que "desde que se anunciou sua visita pastoral a África, em Camarões e Angola se vive a alegria na espera. em Camarões isto se pode ver no seio da comunidade católica e inclusive fora dela. É uma alegria compartilhada, cheia de esperança, que dá sabor à vida cotidiana de todos".
Os católicos de Camarões, continua Dom Ariotti em um artigo publicado por L'Osservatore Romano, "que têm a honra e a graça de acolher ao Papa Bento XVI em sua primeira viagem a terra africana, mostram um ânimo excepcional porque é a terceira vez nos últimos 30 anos que eles acolhem ao Vigário de Cristo, o Pastor da Igreja universal.
Depois de explicar que o país enfrenta muitos desafios a distintos níveis, como o da corrupção, Dom Ariotti explica que Camarões "oferece um quadro ideal para dirigir-se a toda a África e para convidar ao continente a entrar em uma fase de renovação, de democratização e de progresso, mas sobre tudo de nova evangelização".
"Os católicos do país são cientes do fato que o Santo Padre deve anunciar a originalidade da vida cristã para que se converta em um meio de salvação para todo o continente africano e um testemunho para uma verdadeira solidariedade humana. Somente assim, a segunda assembléia dos bispos do Sínodo especial para África, será uma fonte de esperança para a Igreja que está em Camarões e para toda o África", conclui o Núncio.