Os católicos chilenos celebrarão até o dia 8 de dezembro um mês dedicado a Maria com motivo do 150º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

O Mês de Maria está acompanhado por reflexões e atividades nos diversos lugares do país. Além disso, está permitindo aos chilenos valorizar a profunda piedade Mariana da nação e compartilhar testemunhos de amor a Maria.

Neste contexto, a Virgem da Colina São Cristóvão de Santiago, tornou-se a figura central das celebrações pelo mês mariano, atraindo  milhares de fiéis, jovens e crianças.

A imponente imagem de 23 metros de altura situada no santuário da Imaculada Conceição “é como o lenço de lágrimas que tem a cidade. Aqui sobem os peregrinos para chorar suas penas, para pedir trabalho. É a mãe protetora", assinalou o reitor do santuário da Colina, Padre Miguel Ortega.

A primeira imagem de Maria chegou ao Chile com  Pedro de Valdivia. Tratava-se da virgem do Socorro da Igreja de São Francisco. Aí começou uma devoção que logo motivou os libertadores  a declará-la General e Padroeira do Exército.