O Administrador Apostólico de Valência, Cardeal Agustín García-Gasco, afirmou que São José é modelo de virtudes ante a sociedade consumista do século XXI, que não compreende que o sofrimento vivido com esperança nos prepara “o caminho para um gozo superior”.
“A vida das pessoas está tecida por momentos de todo tipo. Ninguém escapa ao sofrimento. Não é realista conceber a própria existência como um caminho isento de desigualdades”, expressou o Cardeal, quem criticou à sociedade mercantilista e orientada ao consumismo.
“A chamada sociedade do bem-estar resulta ser uma ilusão, uma promessa falsa que torna mais dura a queda. O ensinamento de são José no século XXI é nos animar a considerar que as dores vividas com esperança preparam o caminho para um gozo superior”, indicou.
Em sua recente carta semanal, o Cardeal García-Gasco chamou os católicos a seguir o exemplo de São José, cuja vida o faz “modelo de respeito profundo à dignidade da pessoa”, de proteção do matrimônio e da vida. “José, como pai adotivo, aprende a reconhecer que os filhos não são propriedade de seus pais. Os filhos têm uma missão na vida e na história que os pais têm que aprender a respeitar com alegria”, afirmou.
Do mesmo modo, assinalou que o pai adotivo de Jesus é também “modelo de escuta da vontade de Deus e de liberdade religiosa”, pois quando compreende que Maria e seu Filho “vão ter que sofrer pela salvação do mundo, aceita que há uma ordem superiora na compreensão das coisas que está por cima de qualquer consideração humana. Se deve obedecer a Deus antes que aos homens”.
O íntegra pode ler-se em: http://www.archivalencia.org/contenido.php?pad=81&modulo=42&id=1450&v=41&id_autor=2