O Arcebispo de Granada, Dom Francisco Javier Martínez Fernández, publicou no novo sítio Web www.sanefren.es seus trabalhos de investigação e tradução das obras do poeta e Doutor da Igreja, São Efrem de Nisibe, considerado por alguns como “o melhor poeta da história da Igreja junto a Dante”.
Conforme assinala a nota de imprensa, Dom Martínez precisou que  realizou seus trabalhos de investigação durante 25 anos “depois de minha nomeação episcopal” como “um serviço que eu poderia fazer para a Igreja”.
Do mesmo modo, o Arcebispo de Granada lembrou que “Sebastian Brock, curador dos manuscritos orientais da British Library, e um dos maiores peritos do mundo em literatura e em teologia siríaca e bizantina, disse de São Efrem que talvez seja o melhor poeta teólogo da história da Igreja, junto a Dante”, adicionou o Prelado.
No novo sítio Web “se podem encontrar alguns hinos de vários dos grupos, como os ciclos de Natal e de Páscoa, ou o grupo De Paradiso, que se encontra completo. Também estão já disponíveis algumas obra em prosa, como o Sermo de Domino Nostro, Comentário ao Diatessaron ou Comentário ao Gênesis”.
São Efrem, conhecido como “a cítara do Espírito Santo”, viveu em oriente durante o século IV. Escreveu sobre tudo poesia, especialmente hinos para ser cantados na liturgia. Também se dedicou à redação de homilias em verso e comentários à Escritura, assim como certas obras em prosa de uma grande beleza como a Homilia sobre Nosso Senhor.
Maior informação: www.sanefren.es