O Presidente da Conferência Episcopal do Camarões, Dom Dom Simon-Victor Tonyé Bakot, assinalou em uma recente entrevista que todo o país "espera com entusiasmo a visita do Santo Padre” que se iniciará nesta terça-feira 17 de março.
“Junto a toda a Igreja os cidadãos de Camarões querem dar graças a Deus pela honra e o privilégio de poder acolher ao pastor da Igreja universal em sua primeira visita a Camarões, ao Supremo Pontífice o Papa Bento XVI”, explica o também Arcebispo de Yaundé em entrevista concedida ao jornal Effort Camerounai e divulgada pela agência vaticana Fides.
Do mesmo modo, o Prelado indicou que "temos que ficar atentos às mensagens do Santo Padre em relação aos problemas que lhe comunicamos, assim como da situação que vive a Igreja em Camarões e na África".
Quanto aos preparativos que se realizam no país para esta viagem do Santo Padre, o Arcebispo disse que em Yaundé se "iniciou uma novena de oração desde  7 de março e há iniciativas similares em outras dioceses. Os Bispos publicaram uma Carta Pastoral em preparação à visita do Santo Padre, onde se sublinha o rol do Sucessor do Pedro como Pastor Universal, o Vigário de Cristo, cujo ensinamento deve ser tomado como um chamado à santidade de todos".
"Não nos podemos esquecer que o Papa chega a Camarões em plena Quaresma e sua mensagem o precede. Esta mensagem se centra no jejum, na oração e no compartilhar", acrescentou.
De outro lado, quanto à logística do evento, o Presidente do Episcopado de Camarões explicou que esperam "a chegada de 52 Presidentes das Conferências Episcopais Nacionais africanas, de 12 Presidentes das Regiões Apostólicas da África e de 12 membros do Sínodo especial para os Bispos. Esperamos também aos delegados das 30 dioceses de Camarões".
"pedimos a todos os fiéis que participarão da Missa com o Papa de inscrever-se em sua diocese e de vir massivamente. Esta mobilização supõe um cuidadoso planejamento", adicionou.