Ao celebrar-se este 19 de março o "Dia do Seminário" que este ano tem como lema "Apóstolo por graça de Deus", a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) deu a conhecer que no curso 2008-2009 houve um incremento de 16,6 por cento de seminaristas ordenados sacerdotes.
A iniciativa do “Dia do Seminário”, explica a nota de imprensa, "nasceu em 1935. Após, cada ano a Jornada chega com um novo lema e o objetivo de suscitar vocações sacerdotais mediante a sensibilização, dirigida a toda a sociedade, e em particular às comunidades cristãs".
No curso anterior, ordenado-los sacerdotes foram 168, enquanto que no de 2008-2009 esta cifra chegou a 196. "Este aumento é especialmente significativo porque quebra uma tendência à baixa que se vinha produzindo em anos anteriores", precisa a nota de imprensa..
Atualmente, indica o texto, "existem na Espanha 1237 seminaristas. Nos últimos anos, em termos absolutos se produziu um descida, mas a flutuação não sempre e em todos os casos é decrescente, como vimos nas ordenações, e se mostra equiparável ao número existente hoje, por exemplo, no número de jovens ou de alunos universitários, de tal forma que se analisarmos os dados em térmos relativos se observa uma certa estabilidade nas cifras".
Mais informação: http://www.conferenciaepiscopal.es/actividades/2009/marzo_12.html