Diversas associações e movimentos sociais constituíram a Plataforma Córdoba pelo Direito à Vida ante a intenção do Governo de ampliar a Lei do Aborto, o que consideram que é um "fracasso" para a sociedade.
Em um comunicado, a plataforma assinalou que querem "integrar a pluralidade e a riqueza dos movimentos que no Córdoba defendem a vida por cima de todo particularismo, de toda consideração política ou ideológica e por cima de qualquer convicção religiosa".
Os objetivos são "argumentar a favor da vida do menino por nascer, do momento de sua concepção, defender o direito da mulher a concluir felizmente sua gravidez, denunciar o fracasso que o aborto representa para a sociedade, que permite leis injustas e insolidárias com os mais indefesos sem reclamar medidas econômicas, sociais e trabalhistas eficazes para a mulher grávida".
Pretende transladar à sociedade o debate sobre a realidade do aborto, que, a seu juízo, é "uma tragédia que concerne a centenas de milhares de seres humanos inocentes no país". O coletivo tem previsto levar a cabo uma série de atuações como a redação de um manifesto pelo direito à vida, mesas redondas, conferências e bate-papos, além de uma concentração em defesa de seus objetivos.
A plataforma está composta por Ação Familiar, Adevida, Foro Erasmo, Presença Cristã, Rede Mãe, Foro Andaluz da Família, Apostolado da Oração, Ação Católica Geral de Adultos, Delegação Diocesana de Família e Vida, União Católica de Informadores e Jornalistas da Espanha, Adoratrizes Fonte de Vida, Equipes de Nossa Senhora e Cáritas Diocesana do Córdoba.