Ao receber este meio-dia (hora de Roma) aos membros de uma delegação do Grande Rabinato do Israel e da Comissão Católica para as Relações Religiosas com o Judaísmo, o Papa Bento XVI alentou a "rezar especialmente pelo dom precioso da unidade e da paz" em Terra Santa.
Ao início de seu discurso, o Papa sublinhou que "o diálogo importante" no que estavam comprometidos era "fruto da histórica visita do João Paulo II a Terra Santa em março de 2000". Bento XVI ressaltou que durante os 7 anos de diálogo, "não só cresceu a amizade entre a Comissão e o Rabinato, mas também houve uma reflexão sobre temas importantes que são relevantes para as tradições judias e cristãs".
Ao longo dos sete encontros celebrados em Roma e em Jerusalém, continuou, "refletistes sobre a santidade da vida, os valores familiares, a justiça social e o comportamento ético, a importância da Palavra de Deus expressa nas Sagradas Escrituras para a sociedade e a educação, a relação entre autoridade religiosa e civil e a liberdade de religião e consciência".
Ao referir-se a sua peregrinação a Terra Santa em maio próximo, o Papa assinalou que sua intenção é "rezar especialmente pelo dom precioso da unidade e da paz na região e por toda a família humana".
O Santo Padre terminou expressando o desejo de que sua visita "ajude também a aprofundar no diálogo da Igreja com o povo judeu de modo que os judeus e os cristãos, assim como os muçulmanos vivam em paz e harmonia nesta Terra Santa".