O Bispo de Jaffna, Dom Thomas Savundaranayagam, enviou uma carta ao Presidente de Sri Lanka e à líder das forças rebeldes em que lhes adverte a “aniquilação total” de mais de 100 mil habitantes do norte do país se é que não se procede a uma evacuação imediata.
Na carta, cuja cópia chegou à associação internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), Dom Savundaranayagam descreve como o Governo se prepara para um enfrentamento final contra as forças rebeldes dos Tigres Tamiles e esclarece que há pessoas atrapadas na zona de guerra.
"Dado que a situação é extremamente perigosa, pedimos uma ação rápida e severo para responder à necessidade vital de dar segurança aos civis”, assinalou o Bispo.
A carta pede a ambas as partes trabalhar conjuntamente em um plano para evacuar aos civis a uma zona segura nos distritos do Kilinochchi e Mulaithivu.
O Bispo também pede a ajuda imediata do Programa Mundial de Alimentos. Esta não é a primeira vez que o Bispo interveio em nome dos afetados pelo conflito.
O conflito entre os Tigres Tamiles e as forças governamentais começou em 1983 e em 2002 se negociou um alto ao fogo. Mas em janeiro de 2008 o governo terminou a trégua depois de uma repentina escalada de violência protagonizada pelos rebeldes em 2006. O conflito causou a morte de pelo menos 70 mil pessoas e o deslocamento de centenas de milhares de habitantes.