O Bispo Auxiliar de Jartum, Dom Daniel Adwok Kur, pediu à comunidade internacional rezar pelos cristãos em Sudão para que a chegue a seu fim a tensa situação gerada como resultado da ordem de detenção emitida pela Corte Penal Internacional contra o Presidente Omar al Bashir o passado 4 de março.
A Corte Penal Internacional emitiu uma ordem de detenção o passado 4 de março contra o Presidente de Sudão, Omar al Bashir, por crímes de guerra e contra a humanidade em Darfur, região do oeste de Suam devastada por uma guerra civil desde 2003.
Diante desta delicada situação, o Prelado, em declarações à organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) pediu orações à comunidade internacional para que o país "vire a página" e se garanta o respeito a todas as comunidades, sem importar as diferenças religiosas ou étnicas; assim como o respeito às minorias como os cristãos.
“A situação do Presidente não é assunto que deva tomar-se à ligeira por ele ou pela gente a seu redor. Tirar o de seu posto poderia gerar mais obstáculos para chegar à paz, incluindo o sul do país", disse Dom Adwok Kur. "Alentamos às pessoas do mundo a rezar por nós já que Sudão está em uma etapa crítica de sua história. Qualquer uma que seja a razão, as pessoas devem ser tratadas justamente. Quem defenderá os direitos dos cristãos em nosso país?"
Deste modo o Bispo assegurou que "existem abusos contra os direitos humanos faz tempo que e agora precisamos fazer isso a um lado. Por cima de tudo a justiça para a gente deve manter-se. Quem tem sofrido são pessoas inocentes que foram deixadas na miséria por seu entorno étnico, cultural ou religioso".
Estas declarações se dão logo depois de que o Presidente da Conferência de Bispos Católicos de Sudão, Dom Rudolf Deng, emitisse um comunicado depois do pedido da detenção para o Presidente no que precisava que esta ação só geraria mais tensão no país..
Dom Adwok Kur assegurou que o trabalho de AIN não corre perigo, precisão que fez logo que o Presidente expulsasse a 13 organizações de ajuda de Sudão logo de conhecer a ordem de detenção emitida em seu contrário. O Bispo agradeceu a AIN, cuja ajuda em Sudão inclui seminaristas, religiosas, catequistas, estipêndios para Missas, Bíblias para criuanças e ajuda às escolas em Kartum.