O Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares, ressaltou a necessidade da formação e a reflexão, "de um aprofundamento da mente e o coração" para confrontar "a urgência de um retorno ao espírito da renovação litúrgica".
Segundo precisa L'Osservatore Romano, assim o indicou o Cardeal em sua intervenção ao inaugurar os trabalhos da plenária do Dicastério que preside, que culminarão esta sexta-feira, sobre o tema da Adoração Eucarística.
Depois de comentar que esta plenária é a primeira em que participa ao iniciar seu serviço à cabeça deste dicastério, o Cardeal Cañizares destacou que o pensamento e magistério litúrgico do Papa Bento XVI "são o suficientemente ricos e abrem vias seguras para uma profunda e decisiva renovação da liturgia na vida da Igreja, como auspicia ainda e sobre tudo hoje a Constituição Sacrosanctum concilium, colocada providencialmente como primeiro fruto do Concílio Vaticano II".
http://www.aciprensa.com/Docum/sacrosanctum.htm
daqui o convite a redescobrir e estudar esse documento que contém "o orçamento preciso, e com freqüência assim que entendido, que em princípio 'é a adoração'".
Depois de comentar logo a necessidade de "investir muito na formação litúrgica", o Prefeito alentou uma revisão dos Prenotanda, quer dizer dos livros litúrgicos que seguem à reforma do Concílio Vaticano II: "Não com a idéia de mudar os ritos ou as formas da liturgia salvo naqueles pontos aonde seja necessário, mantendo a lógica da continuidade da liturgia, mas, sobre tudo, para fazer que as introduções ofereçam os necessários e adequados aspectos doutrinais que ajudem a assimilar o que acontece nas celebrações litúrgicas".
Possível Congresso em 2013
Uma "ajuda para viver melhor o espírito da liturgia" deve vir também do esforço por "melhorar o canto e a música, e a beleza da celebração e dos espaços celebrativos". Para isso, "poderia-se pensar em um congresso em 2013, em ocasião do   50 aniversário da Constituição sobre a sagrada liturgia".
Finalmente o Cardeal Cañizares precisou que "é necessário que Deus ocupe sempre o primeiro lugar. "É próprio na liturgia aonde se dá a adoração, que é além disso o centro da liturgia. trata-se então de viver a Eucaristia como adoração, de prolongar a Eucaristia na adoração do Santíssimo Sacramento do altar".