O Custódio de Terra Santa, Pe. Pierbattista Pizzaballa, ressaltou em declarações a Rádio Vaticano, que a próxima visita do Papa aos Santos lugares será um "grande alento, ajudará-nos a olhar alto, a voar um pouco mais alto de quanto temos feito até agora".
O sacerdote franciscano assinalou além que "alegra-nos muito saber que o Papa vem e sobre tudo que ele mesmo tenha anunciado esta visita, dando assim relevância a este evento, que certamente será particular".
Ao ser perguntado pelo maior obstáculo para obter a paz no Meio Oriente, o Pe. Pizzaballa precisa que "não é fácil responder. Ingenuamente posso responder, um pouco como a pergunta, que o problema está em nós, somos as pessoas, os homens que vivemos aqui, as histórias, as religiões, os ataques apaixonados, de maneira talvez excessiva, à própria identidade com o temor de acolher ao outro".
"Acredito que neste sentido a visita do Papa será um grande alento, ajudará-nos a olhar alto, a voar um pouco mais alto do quanto temos feito até agora", precisou.
O sacerdote explica logo as possíveis incompreensões de alguns quanto ao que o Santo Padre vá realizar em Terra Santa e precisa que "naturalmente Terra Santa é uma encruzilhada muito delicada e também os equilíbrios são muito delicados, já seja entre as Igrejas, como entre as distintas confissões, os povos e a política".
"O Papa entra assim em uma "loja de cristais" muito delicada, aonde as instrumentalizações são sempre uma emboscada. Mas estou seguro de que o Papa com sua personalidade, com sua linguagem, não se deixará levar por estas considerações", acrescentou.
Finalmente, o Custódio de Terra Santa explicou, quanto aos preparativos para a viagem que "terminamos recentemente distintas reuniões e realizaremos outras mais com todas as autoridades competentes. Não temos muito tempo, para falar a verdade, mas confio em que conseguiremos dar uma digna acolhida a sua Santidade".