O Papa João Paulo II designou nesta terça-feira Bispo de São Francisco, na província de Córdoba, ao sacerdote Carlos José Tissera, de 53 anos, atualmente pároco da catedral de Quarto Rio.

A diocese de São Francisco estava vacante desde em 14 de fevereiro do ano em curso, quando o  bispo anterior, Dom. Baldomero Carlos Martini, foi transferido para a diocese de São Justo.

Dom. Tissera nasceu em Quarto Rio, província de Córdoba, em 10 de setembro de 1951. Aos 14 anos de idade ingressou para  o Seminário de Quarto Rio. Posteriormente assistiu ao Seminário Maior Nossa Senhora de Loreto (Córdoba), onde cursou os anos de Filosofia. Cursou seus estudos teológicos na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica Argentina "Santa Maria de Buenos Aires".

Recebeu a ordenação sacerdotal em 1978. Pouco tempo depois foi designado vice pároco no santuário do Senhor da Boa Morte, na localidade de Reducción. Em 1981 foi transferido como pároco de Nossa Senhora das Mercês, na localidade de Adelia María. Em 1983 cumpriu o serviço de superior e diretor espiritual do Seminário Maior "Jesus Bom Pastor".

Desde 1992 é pároco da catedral Imaculada Conceição, de Quarto Rio. Atualmente é membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores Diocesanos, e da Equipe de Acompanhamento Sacerdotal. Também é coordenador da Equipe de Formação Permanente dos presbíteros.

A diocese de São Francisco tem uma superfície de quase 20 mil quilômetros quadrados e uma população de 210 mil habitantes, dos quais 98 por cento se declara católico.

Para o serviço pastoral da diocese, Dom. Tissera contará com a colaboração de 49 sacerdotes, dos quais 39 são diocesanos e dez religiosos.