O Administrador Apostólico de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, rechaçou ontem as leis que "hoje se impõem" e que vão em contra do homem e assegurou que "é na aceitação de Jesus Cristo onde verdadeiramente encontra a mulher sua dignidade maior. Ninguém como Jesus Cristo respeitou e quis à mulher".
Durante a homilia na Catedral, o Cardeal afirmou que "se quiser a Igreja, se quer ajudar a nossa sociedade a reconstruir-se, revitalizando as raízes que lhe deram sua origem, é preciso que volte com renovado vigor a escutar a Jesus Cristo e chame à conversão a todos os membros e instituições".
"Não se pode antepor nada ao homem porque nada se pode antepor a Deus, a seu amor, essa é a palavra e a riqueza da Igreja, dos cristãos, e temos que oferecê-la com tanta simplicidade como transparência, sabedores pela própria experiência de que é um bem inestimável para a vida das pessoas e do mundo", disse.
"Essa experiência vivida de Jesus Cristo redentor é um dom, uma graça e por isso só pode oferecer-se humildemente como um gesto e amizade, não se impõe, mostra-se, oferece-se como um convite à liberdade, tem como métodos próprios de comunicação o testemunho e o diálogo; e como critério o amor e a misericórdia".
"Procura em todas as circunstâncias o bem integral da pessoa e tráfico de cooperar lealmente com todos no esforço pelo bem comum, inseparável do bem, da pessoa, de sua dignidade e respeito à vida. Estes métodos separam ao cristianismo das ideologias, não são os métodos do poder com os que hoje por exemplo se impõem leis e interesses em contra do homem".
Conforme manifestou o novo Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, "com os métodos do Evangelho pode o cristianismo oferecer uma autêntica novidade aos homens e mulheres de nosso tempo".
"A Igreja vive da certeza clara e apaixonada de que ela tem que oferecer aos homens o bem mais precioso e que ninguém mais pode lhe dar: a fé em Jesus Cristo, fonte da esperança que não defrauda", asseverou o Cardeal.