Ao concluir o Ângelus dominical quando se celebrava o Dia Internacional da Mulher, o Papa Bento XVI colocou como exemplo à Madre Teresa de Calcutá que "chegou a ser um exemplo para o mundo todo no exercício da caridade".
O Papa ressaltou que esta celebração "convida-nos a refletir sobre a condição da mulher e a renovar o compromisso para que sempre e em qualquer lugar todas as mulheres possam viver e manifestar em plenitude suas próprias capacidades, obtendo pleno respeito por sua dignidade".
"Neste sentido, expressaram o Concílio Vaticano II e o magistério pontifício, em particular a Carta apostólica 'Mulieris dignitatem' do Servo de Deus João Paulo II (15 agosto 1988). Entretanto, valem mais os testemunhos dos Santos que os documentos; e nossa época teve o de Madre Teresa de Calcutá".
Para o Papa, esta "filha humilde da Albânia, que pela graça de Deus chegou a ser um exemplo para todo o mundo no exercício da caridade e no serviço à promoção humana". "Quantas outras mulheres trabalham todos os dias, passando desapercebidas, pelo bem da humanidade e pelo Reino de Deus!", exclamou".
Bento XVI concluiu assegurando suas orações "por todas as mulheres, para que sejam cada vez mais respeitadas em sua dignidade e se valorem suas potencialidades positivas".