A Conferência Episcopal da Índia publicou uma detalhado recontagem do Dom Raphael Cheenath, Arcebispo do Cuttack-Bhubaneswar, sobre a crítica e difícil situação atual de perseguição da Igreja Católica na região do Kandhamal, no estado de Orissa, no que descreve que os ataque anti-cristãos ainda prosseguem.
Conforme indica L'Osservatore Romano, no documento o Arcebispo explica que muitos sacerdotes, que já retornaram às paróquias rurais logo que terminou a última grande onda de violência em setembro de 2008, "ainda não têm liberdade de movimento e a mesma polícia lhes recomenda avisar com antecipação para poder lhes dar uma escolta armada".
O Prelado relata também que os grupos de extremistas hindus seguem atacando aos cristãos, de modos humilhante, quem ao ter deixado os campos de coleta, decidiram voltar para seus lugares de origem.
Entre as humilhações estão, por exemplo, "ter que passar a pé quando se cruzarem com um hindu que vai em bicicleta, não ingressar nos banheiros públicos quando estes sejam usados por extremistas. Em alguns lugares só a tentativa de querer chegar a alguma igreja é severamente castigado. Às mulheres se lhes impõe vestidos humilhantes enquanto que não são estranhos os casos nos que homens não retornam mais a suas casas".
O aumento do número de cristãos desaparecidos, provavelmente seqüestrados, faz pensar na possibilidade de um plano de eliminação programado pelos extremistas e que se vem realizando lentamente.
Outro problema está em que as autoridades não decidem ainda quanto dinheiro deve dar-se o por compensação pelos edifícios cristãos destruídos pelos hindus. As primeiras cifras estão muito por debaixo do valor real dos mesmos.
Ao concluir sua ampla recontagem, Dom Cheenath reafirma sua fé na Páscoa de Ressurreição, e citando a Tertuliano lembra que "o sangue dos mártires é fermento da cristandade".