Segundo Dom. Peter Thuruthikonam, Bispo de Vijayapuram, ao sudoeste de Kerala (Índia), praticamente não há conversões ao cristianismo na região, apesar de que na região não há uma lei formal anti-conversão.

“O governo estatal desestimula as  conversões simplesmente não dando nenhum benefícios aos conversos. Conseqüentemente, ninguém se arrisca tornar-se cristão”, disse o Prelado durante uma recente visita à sede de Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) na Alemanha.

O Bispo declarou que sua diocese, com ao cerca de 3,6 milhões de habitantes, “tem 85 mil católicos em 75 paróquias”.

Perguntado a respeito dos desafios e prioridades para a Igreja de Vijayapuram, Dom. Thuruthikonam explicou: “Nossos paroquianos são de uma casta social baixa e muito pobre. O que mais urgentemente precisam é educação, porque ‘sem educação não há trabalho’. Assim, o compromisso social da Igreja é crucial”.

Em relação às vocações o Prelado declarou que “enquanto a cada ano 13 ou 14 estudantes ingressam no seminário, as vocações entre as jovens são mais difíceis de encontrar”.

“Em 1993, fundei uma congregação diocesana, as Irmãs do Imaculado Coração (DIH,  por suas siglas em inglês), a fim de fomentar as vocações femininas. Hoje em dia, esta congregação tem 40 irmãs”.

Ao concluir suas palavras, o Bispo agradeceu ao AIS e seus benfeitores pela ajuda recebida.