O Presidente da Conferência Episcopal do Chile (CECh), Dom Alejandro Goic Karmelic, pelo Dia Internacional da Mulher emitiu uma saudação de reconhecimento e gratidão pelo papel fundamental que a mulher tem no fortalecimento da família, em seu rol de mãe e esposa”.
Em sua saudação, o também Bispo de Rancagua lembrou a mensagem final do Concílio Vaticano II que precisa que “neste momento em que a humanidade conhece uma mutação tão profunda, as mulheres cheias do espírito do Evangelho podem ajudar tanto a que a humanidade não decaia”.
“Hoje, quando parece ser que os alicerces da família se remexem o rol da mulher é fundamental, em torno dela nasce, cresce e se desenvolve a família, os homens e mulheres que amanhã serão os construtores de uma nova sociedade, cimentada sobre a dignidade inalienável de cada ser humano”, afirmou o Prelado.
Do mesmo modo, Dom Goic agradeceu “ao bom Deus pelo dom inestimável de mulheres que  deram e dão sua vida inteira por amor, aos próximos mais sofredores e débeis e ser testemunhas do Amor Absoluto de Deus”.
A Igreja “agradece por todos os carismas que o Espírito Santo outorga às mulheres na história do Povo de Deus, por todas as vitórias que deve a sua fé, esperança e caridade; manifesta sua gratidão por todos os frutos de santidade feminina”, acrescentou.
"Que Maria Muito santo, modelo da vocação e dignidade feminina, interceda  ante seu Filho Jesus Cristo por cada mulher de nossa terra, implorando os dons e graças divinas", concluiu.