O Bispo de Limão (Costa Rica), Dom José Rafael Quirós Quirós, urgiu às autoridades a brindar ajuda trabalhista aos camponeses e suas famílias que ficaram sem dinheiro e sem terras para trabalhar por causa das inundações ocorridas em novembro de 2008 e em fevereiro passado.
O Prelado, em comunhão com os sacerdotes da Diocese de Limão, assinalou sua preocupação “pela difícil situação que vivem grande quantidade de famílias de nossa diocese” pelas inundações acontecidas; e precisou que “como pastores nos sentimos chamados a estar junto aos irmãos e irmãs que sofrem, solidarizamo-nos com quem em nossa Diocese neste momento se sentem abandonados, sem o necessário para viver e sem ser escutados”.
Diante desta grave situação que deixou a muitas famílias “além da moradia, afetadas em seu sistema agro-produtivo”, Dom Quirós urgiu às autoridades a “brindar aos trabalhadores e trabalhadoras que foram despedidos dos imóveis alagados alguma opção trabalhista ou subsídio, para que suas famílias possam encarar esta crise”.
“Urgem programas concretos de reabilitação para o agro, que dêem uma opção real às famílias dos produtores e produtoras afetados. Consideramos que já é hora que se de uma solução definitiva ao problema das inundações”, adicionou.