O Arcebispo de Barcelona, Dom. Luís Martínez Sistach, apostou pelo diálogo e colaboração contínuas entre a Igreja e a comunidade política posto que “estamos a serviço das mesmas pessoas”.

Em uma entrevista concedida à emissora Catalunya Informació, o Prelado defendeu, do mesmo modo, o direito da Igreja Católica a expressar e ser respeitada em suas opiniões sobre questões sociais de atualidade.

“Tanto a Igreja como a comunidade política, sociedade e Administração estamos a serviço das mesmas pessoas; somos duas comunidades independentes mas necessitamos uma relação, uma colaboração”, declarou Dom. Martínez Sistach.

O Arcebispo se mostrou favorável ao ensino de religiões distintas à Católica nas salas-de-aula “se os pais o pedirem” e reclamou um pacto de Estado sobre os programas de ensino para evitar que estes dependam do partido que governe. Dom. Martínez Sistach indicou que na Espanha há entre um 80 e 90 por cento de pais de alunos de primário que pedem aulas de religião para seus filhos.

Por último, e em relação ao financiamento da Igreja, o Prelado propôs

incrementar a atribuição voluntária dos contribuintes à Igreja na declaração da renda. “Se em lugar de 0,52 fosse  0,8 -afirmou o Arcebispo-, chegaríamos ao que se dá agora sem necessidade de complementá-lo pelos orçamentos, que sempre pode parecer que é uma ajuda que o Estado dá à Igreja Católica”.