O Bispo de Shanghai, Dom Ignazio Jin Lu Xian, pediu aos fiéis envolver-se mais na evangelização e responder ao chamado feito pelo Papa Bento XVI em 2007 pela "tolerância, perdão, reconciliação e união".

Segundo a agência Fides, o Prelado publicou uma recente carta pastoral em que lembrou a Carta aos católicos chineses escrita pelo Santo Padre e em que sublinhou a necessidade de "tolerância, perdão, reconciliação e união". "E não temos feito suficiente", lamentou o Bispo.

"Envergonho-me porque a Igreja continua estando dividida. Durante 20 anos de episcopado, graças ao trabalho dos sacerdotes, a diocese de Shanghai pôde melhorar seus 'hard disk'. Mas respeito a seus 'soft disk' falta ainda muito por fazer. Por uma parte ainda não alcançamos plenamente a unidade", expressou.

Dom Jin Lu Xian também exortou aos fiéis a levar adiante uma maior evangelização porque "segundo as estatísticas, os fiéis da diocese de Shanghai em 1949 eram mais de 100.000, sem contar a ilha de Chong Ming. Hoje depois de 60 anos, em 2009, nossos fiéis praticantes que freqüentam a Missa dominical continuam sendo mais ou menos os mesmos, incluindo a ilha de Chong Ming".

O Prelado alentou a fortalecer a fé porque ela é a base, a raiz e o coração da confiança. "As pessoas com uma fé autêntica podem sempre superar-se a se mesmas, dedicando-se sempre ao bem comum", afirmou.