Ao receber esta manhã na Sala do Consistório com os membros das associações "Pró  Petri Sede" e "Etrennes Pontificais" da Bélgica, o Papa Bento XVI precisou que a luta contra a pobreza gera oportunidades de paz para que esta "chegue e radique em nossos corações".
Em seu discurso em francês a estas associações que ajuda econômica para as necessidades da Santa Sé e o serviço caridoso do Papa, o Pontífice indicou que "o Ano Paulino nos brinda a oportunidade, através da meditação da palavra do Apóstolo dos Gentis, de tomar consciência do fato de que a Igreja é um Corpo através do qual circula uma mesma vida, a do Jesus".
"Por isso, cada membro do corpo eclesiástico está ligado de forma muito profunda a todos os outros e não pode ignorar suas necessidades. Nutridos pelo mesmo pão eucarístico, batizado-los não podem permanecer indiferentes quando falta o pão na mesa dos seres humanos".
Seguidamente o Papa assinalou que "este ano respondestes de novo à chamada de abrir os vossos corações às necessidades dos deserdados, para que os membros do Corpo de Cristo, afetados pela miséria, sejam aliviados e para que assim vivam melhor e sejam mais livres para dar testemunho da Boa Nova".
"Confiando o fruto de vossas economias ao sucessor de Pedro, permitis-lhe levar a cabo uma caridade concreta e ativa que é sinal da solicitude por todas as Igrejas, por todo batizado e por todo ser humano".
Finalmente o Santo Padre agradeceu "de todo coração em nome das pessoas às que sua generosidade ajudará na luta contra os males que atentam contra sua dignidade. Se lutarmos contra a pobreza damos mais oportunidade à paz para que chegue e se radique em nossos corações".