A fim de repor a nota doce de seus seis sinos de bronze,  a restauração seu de 35 vitrais e a adequação de suas redes elétricas, o Comitê pela Capela Santiago de Cali que integra o Arcebispo dessa cidade, Juan Francisco Sarasti, iniciaram a campanha pela recuperação dessa jóia histórica

O comitê integrado também pelo pároco da Catedral Metropolitana, Fred Potes e Octavio Sitiante, da Fundação Casa de Antioquia para o Vale Colônia Granadina colocará urnas para as doações e, além disso, abriu uma conta corrente. Também haverão atividades religiosas e culturais.

María Cecilia Castro, uma das mais entusiastas com a campanha, espera que a cidadania Calena, empresas, centros comerciais,  a  prefeitura e grêmios respondam à iniciativa. Necessitam-se $57 milhões para os trabalhos desta capela, onde se venera a Nossa Senhora das Dores e Senhor da Cana ou do Rio.

“A idéia é que os sinos deixem seu silêncio e voltem a repicar manualmente ou com o carrilhão, mecanismo que toca as partituras já estabelecidas”, afirmou Castro ressaltando a importância de que os calenos voltem a escutar a música como uma esperança para a cidade.

O carrilhão de Capela que anteriormente  tocou o Ave Maria foi roubado faz alguns anos. Do mesmo modo, A fachada da capela esteve permanentemente em recuperação não se obtendo ainda  a conclusão de suas obras.

A cidadania sempre respondeu a estas iniciativas. Em 1925, depois do terremoto que destruiu a Capela, Micaela Castro Barreo conseguiu juntar  o dinheiro para sua reconstrução.

Os seis sinos de bronze que voltarão a soar na Capela  foram doadas pelos Calenos e pelas colônias de Caldas e Antioquia.