O Papa Bento XVI nomeou a Dom Orani João Tempesta, até agora Arcebispo de Belém do Pará (Brasil), como novo Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro.
Dom Orani João Tempesta, nasceu em 23 de junho de 1950 em São José dou Rio Pardo. Concluiu seus estudos escolar em São José do Rio Pardo e em 1967 ingressou no Monastério cisterciense de São Bernardo nesta mesma cidade. Estudo Filosofia no Monastério de São Bento, em São Paulo e Teologia no Instituto Teológico Salesiano Pio IX, de São Paulo.
Emitiu sua profissão religiosa na Ordem Cisterciense em 2 de fevereiro de 1969 e foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1974. Desde 1984 foi prior de seu monastério e se desempenhou também como Pároco da Paróquia São Roque, em São José do Rio Pardo. Quando em 1996 o Monastério de São Bernardo foi transformado em abadia, foi eleito como seu primeiro Abade.
Foi designado Bispo de São José do Rio Preto em 26 de fevereiro de 1997 e recebeu a ordenação episcopal em 25 de abril desse mesmo ano. Em 13 de outubro de 2004 foi designado Arcebispo de Belém do Pará e em 2007 participou como delegado na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e o Caribe realizada em maio de 2007 em Aparecida, aonde também serve como membro da Comissão de Comunicações.
Atualmente é Presidente da Regional Norte 2 da Conferência Nacional de Bispos Católicos do Brasil (CNBB), Presidente da Comissão Nacional para a Cultura, a Educação e as Comunicações Sociais e Membro do Conselho Permanente, do Conselho Pastoral e do Conselho Econômico da CNBB.
Dom Orani João Tempesta sucede assim ao Cardeal Eusébio Oscar Scheid, cuja renuncia ao governo pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro foi aceita por limite de idade. Esta Arquidiocese tem uma população de 3 milhões 606 mil católicos. Para o governo pastoral o novo Arcebispo conta com a ajuda de seis bispos auxiliares, 605 sacerdotes, 1392 religiosos e 63 diáconos permanentes.