O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, presidiu a Missa por Quarta-feira de Cinzas na Catedral Metropolitana, em que afirmou que “a Quaresma nos lembra que a vida cristã é um combate sem pausa, no que se devem usar as ‘armas’ da oração, o jejum e a penitência”.
Nesse sentido, ao momento de impor as cinzas explicou que “não se trata de um mero ritualismo, mas de uma época de reflexão e conversão”. O Arcebispo afirmou que se trata de um combate espiritual que implica a toda a pessoa “contra o pecado e, em último termo, contra Satanás”.
O Cardeal Rivera chamou os mexicanos a combater “qualquer forma de egoísmo e de ódio”. Indicou que “morrer a si mesmos para viver em Deus é o itinerário ascético que todos os discípulos de Jesus estamos chamados a percorrer com humildade e paciência, com generosidade e perseverança”.
Do mesmo modo, convidou a traduzir o amor em “gestos concretos a favor do próximo”, especialmente a favor dos pobres e os necessitados. Também lembrou que o cristão responde ao mal no mundo não com a vingança, nem o ódio, nem com “a fuga para um falso espiritualismo”; mas sim opondo-se “ao mal com o bem, à mentira com a verdade, ao ódio com o amor”.