A Secretaria Geral da Conferência Episcopal Equatoriana deu a conhecer que esta Quarta-feira de Cinza se deu início à Campanha Quaresmal de Solidariedade Munera no Equador, cujo propósito é ajudar às escolas pobres da fronteira norte” do país.
Segundo precisa a nota de imprensa, a campanha se vem realizando desde 1976 e procurará a melhora da infra-estrutura das escolas, “promover a qualidade dos meios e insumos educativos, respaldar a qualificação e o trabalho diário dos professores”.
O comunicado assinala além que a campanha responde à “situação educativa nas zonas rurais do país cheias de deficiências e de necessidades; lugares aos que cada dia se atende a milhares de deslocados que fogem da violência e enfrentam tantas dificuldades de integração social, problemas de narcotráfico. A isto se soma a falta de  recursos, que afeta a qualidade da tarefa educativa,  de nossas meninas e meninos empobrecidos”.
“Nesta quaresma cada cristão, cada comunidade, tem a oportunidade de aproximar-se, tocar e carregar com a dor do irmão tantas vezes abandonado. É também uma ocasião propícia para pôr por obra o amor ao próximo”, adiciona.