O Arcebispo de Rosário (Argentina), Dom José Luis Mollaghan, em sua carta pastoral por Quaresma convidou aos fiéis a rezar nas sextas-feiras deste tempo litúrgico a Via Sacra como caminho de conversão, já que a Cruz manifesta o espírito da Quaresma.

Em sua missiva, o Prelado assinalou que o Via Sacra nos permitirá “estar disponíveis para dar este ano, com a ajuda de Deus, nova vida ao espírito de Quaresma, que se manifesta no seguimento de Cristo na cruz, especialmente através do jejum, a esmola e a oração; assim como do sacramento da Reconciliação e do perdão”.

“Nos vai ajudar a reviver este espírito, como uma devoção expressiva da Quaresma, o seguir com piedade o caminho da cruz; por isso convido a rezar cada sexta-feira deste tempo a Via Sacra”, adicionou.

Do mesmo modo, ao referir-se à vida de oração neste tempo litúrgico, Dom Mollaghan precisou aos fiéis que sua promoção “em forma habitual, irá trazer durante esta Quaresma uma profunda renovação em nossa vida cristã e em nossa vocação de discípulos”.

De igual maneira, precisou que o jejum e a esmola “são um caminho penitencial muito rico para dar uma melhor resposta de nossa parte” às Orientações Pastorais Diocesanas postas em andamento desde o ano passado.