O Arcebispo de México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, criticou que se proibiu nos hospitais e centros de saúde de DF, o ingresso de sacerdotes e ministros extraordinários da comunhão, pois isso viola o direito dos doentes a receber atenção espiritual.

“Se não se facultar a ministros a possibilidade de atender em hospitais a doentes se trata de uma violação a seus direitos humanos; terá que ir à Comissão de Direitos humanos do Distrito Federal, se deve deixar constância disto e que a instituição emita suas recomendações ao hospital. Isso não pode seguir assim!”, expressou.

O Cardeal pediu esclarecer este assunto e dialogar com os centros de saúde para que não se prive aos doentes deste direito fundamental.

Conforme se informou, o Arcebispo se inteirou desta situação durante uma visita pastoral à paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José, em Cuauhtémoc, onde o pároco, Pe. Gilberto Chávez Flores, assinalou que os centros onde se proibiu o ingresso são o Hospital de Medicina Física e Reabilitação e a Clínica 27 do Instituto Mexicano do Seguro social.

“Em caso de doentes graves nos permitem o acesso, mas no daqueles que solicitam nosso trabalho, tomar a comunhão ou confissão não se permite o ingresso aos ministros faz mais de meio ano por queixa de pessoas não católicas”, manifestou a um meio local.