A Conferência Episcopal do Chile deu a conhecer em nota de imprensa que o embaixador do Chile ante a Santa Sé, Pablo Cabrera, condecorou com a Grande Cruz da “Ordem de Bernardo O’Higgins” ao Presidente do Pontifício Conselho da Cultura da Santa Sé, Dom Gianfranco Ravasi.

A cerimônia contou com a participação “do Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, membros da Cúria, representantes do Corpo Diplomático acreditado ante a Santa Sé, sacerdotes chilenos e latino-americanos, amigos e familiares do homenageado”.

Na condecoração, o embaixador chileno destacou “a vasta trajetória eclesiástica e a pródiga atividade intelectual, como acadêmico, perito biblista e escritor, do Dom Ravasi”; e lembrou a participação “que coube a Dom Ravasi na Visita Oficial à Santa Sé da Presidenta Michelle Bachelet em 2007 e seu permanente trabalho de aproximação no campo cultural entre o Chile e o Vaticano”.

A Ordem do Bernardo O'Higgins é uma condecoração e reconhecimento que outorga o governo de chileno a pessoas estrangeiras como forma de corresponder suas cuidados e trabalhos no país. Foi criada em 1956; e possui distintos graus de reconhecimento nos que A Grande Cruz ocupa o primeiro lugar.