O escritório para o desenvolvimento, justiça e paz de Caritas Nigéria expressou sua preocupação "pela recessão econômica global e as consequencias sobre a já pobre população nigeriana especialmente em relação a recente crise alimentar global", em sua mensagem ao término de uma recente reunião de coordenação em Abuja. Do mesmo modo, lançaram um pedido à comunidade internacional para ajudar ante esta situação.

"As carências do sistema financeiro global manifestaram os perigos de nossa confiança exclusiva nas capacidades humanas, sem recorrer a guia e indicações divinas, que geraram a presente conduta de nossos assuntos. Convidamos às agências governamentais a identificar e atuar políticas e programas que sirvam efetivamente para amortecer o impacto da crise financeira na população nigeriana", prossegue a mensagem dada a conhecer por L'Osservatore Romano.

Logo depois de explicar que as primeiras vítimas desta crise são as crianças, Caritas denuncia que em Enugu, no leste do país, a polícia irrompeu em uma clínica que foi definida como "uma fábrica de crianças" em que tiravam os filhos a jovens mulheres para vendê-los depois de ter sido dados a luz.

Depois de denunciar também a "recente crise em Jos que causou significativas mas evitáveis perdas de vidas humanas assim como a destruição de propriedades", Caritas expressou sua preocupação pela situação de segurança na região do delta de Niger "caracterizada por seqüestros e a conseqüente solicitude de resgates". Ante esta situação pedem acabar com estas hostilidades e fazem um enérgico chamado à paz.