No marco do Congresso de Apostolado Secular realizado o fim de semana passado em Madri, o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom. Stanislaw Rylko, pediu ao laicado espanhol “liberar do complexo de inferioridade para ser atrevidamente vós mesmos” e a “manter uma presença decisiva e incisiva na sociedade”.

O Prefeito vaticano pediu que não se deixem“domesticar pelo conformismo da cultura dominante” e que não permitam que ninguém os transforme em uma “minoria marginal e irrelevante”. “É hora de que os cristãos despertem de nossa letargia e sejamos sal e luz do mundo”. E isso ainda às custas inclusive da vida, porque “é a hora dos mártires”, assegurou.

Igualmente, Dom. Rylko condenou “a tentativa de neutralizar a presença cristã” na Europa. «A cultura do pensamento débil gera personalidades frágeis, fragmentadas, incoerentes. Na atual sociedade pluralista toda expressão explícita da própria identidade cristã vem etiquetada como fundamentalismo ou integrismo. Por isso, a fé se converte em um fato rigorosamente confinado à esfera da vida privada”.

Para o Arcebispo Rylko, “a cultura dominante está repleta de fortes preconceitos anticristãos” e “a sociedade moderna quer nos fazer invisíveis, porque somos incômodos”.