A agência AVAN informou que o processo de beatificação do Pe. Juan Gilabert Jofré, fundador do primeiro hospital psiquiátrico do mundo, está sendo instruída atualmente pela Santa Sé, logo que em 24 de fevereiro de 2007 conclua-a fase diocesana em Valência.

Nesse sentido, a agência AVAN lembrou que em 24 de fevereiro passado se completaram 600 anos “do sermão que pronunciou o ‘padre Jofré’ na Catedral de Valência horas depois de ter presenciado como um grupo de moços se enfurecia com um demente nas ruas de Valência. Aquele sermão suscitou a reação popular dos fiéis, que propiciou a abertura do hospital para doentes mentais em 1410”.

O vicepostulador da causa, o mercedário valenciano Juan Devesa foi o encarregado de fazer o resumo dos mais de quatro mil fólios que sustentam o testemunho de vida do Pe. Jofré, também mercedário. Estes documentos reúnen testemunhos dos séculos XV ao XX.

Por sua parte, o presidente da comissão para as Causas dos Santos do Arcebispado de Valência, Ramón Fita, explicou que a instrução do processo se prolongou durante os séculos XVIII, XIX e na década dos 30 do século XX.

Entretanto, indicou, “tanto a invasão das tropas napoleônicas como a perseguição religiosa de 1936 provocaram a destruição da documentação que se recolheu para tal fim”.

Finalmente, assinalou, um tribunal eclesiástico instruiu finalmente o processo desde 1996 por encargo do hoje Cardeal Agustín García-Gasco.

Este tribunal “documentou que frei Juan Gilabert gozou já em vida de indiscutível fama de santidade pelo seguimento fiel de Jesus Cristo, pela prática em grau heróico das virtudes teologais e cardeais e que, morto em 1417, sua fama de santidade não se extinguiu porém, aumentando a devoção dos fiéis, se veio rendendo culto público externo sem interrupcação até hoje”.